domingo, 10 de julho de 2011

Um Hobbit na indonésia?


O "homem das Flores", o minúsculo primo do homem moderno descoberto em 2003 na ilha indonésia que lhe deu o nome, fabricava utensílios complexos, ao contrário da tese anterior de que seriam incapazes disso. Investigações anteriores indicavam que as capacidades intelectuais do Homo Floresiensis seriam demasiado limitadas para aquela tarefa. Este "hobbit", como ficou conhecido por alusão a personagens criadas por Tolkien, desapareceu da face da Terra há 12.000 anos. Tinha menos de um metro de altura e a sua caixa craniana era do tamanho de uma toranja. [...]
Trecho retirado do Blog "Ciência Hoje".
(leia a repotagem completa no link: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3354&op=all )

Muito mais que "apenas" indicar que essa espécie de hominídeo podia fabricar instrumentos, a descoberta pode causar uma grande mudança naquilo que se pensa o processo de "evolução" humana. O achado passa a questionar a hipótese de que, o aparente aprimoramento da capacidade de raciocínio, se deu graças ao aumento da capacidade craniana, e o consequente tamanho do cérebro, entre a sucessão de espécies de hominídeos. De uma forma mais simples, a descoberta coloca que não é o tamanho do cérebro que define a evolução de um hominídeo para outro. Não seria porque o Homo sapiens sapiens tem um crânio bem maior que outras espécies que ele teria maior capacidade de raciocínio, já que o Homo floresiensis tem uma pequena caixa craniana e conseguiu fabricar instrumentos bem mais sofisticados que outras espécies do gênero Homo com um crânio maior. O que você acha caro aluno?

Pela semelhança o Homo floresiensis ganhou o apelido de Hobbit, o personagem criado por Tolkien e popularizado na saga "O Senhor dos Anéis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário