domingo, 10 de julho de 2011

Questões de Vestibular #1

1) “No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo [séc. VIII a.C.] a Aristóteles [séc. IV a.C.] pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar,estabeleceu-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos dominós (...)”. Jean-Pierre Vernant. “Mito e pensamento entre os gregos”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p.17 A partir da citação anterior e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos 

a) separavam completamente a razão do mito diferenciando a experiência humana de suas crenças irracionais. 
b) acreditavam em seus mitos relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano. 
c) definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro. 
e) defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.  

2) “Ao povo dei tantos privilégios quanto lhes bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, nenhuma permitir vencer injustamente.” No governo de Atenas, o autor procurou 

a) restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza. 
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia. permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos c) grandes proprietários de terras. 
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política. 
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

3)(Sólon, séc VI a.C.)“Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto,os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luza e nada mais: semlar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de família, nem sepultura de ancestral. É para luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra”. PLUTARCO DE QUERONÉIA, (50-125). In: PINSKY, Jaime. “100 textos de História Antiga”. São Paulo: Contexto, 2003. O documento está associado à reforma agrária promovida pela(s) 

a)Revolta de Estártaco. 
b)Lei das Doze Tábuas. 
c)Lei Canuléia 
d)Guerras Púnicas 
e)Leis dos Irmãos Graco 

4)Um império teocrático, baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e profundamente dependente das águas de um grande rio: Esta Frase refere-se aos: 

a)Fenícios e a importância do Tigre; 
b)Hititas e a importância do Eufrates; 
c)Sumérios e a importância do Jordão; 
d)Cretenses e a importância do Egeu; 
e)Egípcios e a importância do Nilo. 

5) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que: 

a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia. 
b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos. 
c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação. 
d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos. 
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império. 

GABARITO
1 - B
2 - D
3 - E
4 - E
5 - B

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